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6 de outubro de 2011

Datas & Acontecimentos # 003

STEVE JOBS
1955 - 2011





Um visionário, um egocêntrico, um louco, um homem muito à frente do seu tempo, um perfeccionista, um génio?

Talvez um pouco (ou muito) de todos eles. São termos que, a par de tantos outros, serviram para tentar qualificar Jobs, inegavelmente uma referência que vai marcar a história do seu tempo. A nossa história, afinal.

Uma coisa é certa: era um homem de excessos. Como quase todos os homens geniais (embora a esmagadora maioria dos homens de excessos nada tenha de genial, bem pelo contrário). Afinal já não dizia Baudelaire que "o meio termo é dos medíocres"?

Tornou-se indissociável da marca que projectou no mundo: distintiva, iconográfica, demarcante, elitista, com patamares quase obsessivos de rigor e exigência. 

Tal como ele próprio.      

      


E, como (parece que cada vez mais...) uma imagem vale mais que mil palavras, aqui fica outro momento particularmente feliz a recordar esta (triste) efeméride: o trabalho de Jonathan Mak Long , um auto proclamado designer, fotógrafo e "filósofo" de 19 anos, nascido em Hong Kong. 

Um trabalho que, ou muito me engano, ou vai marcar a imagem da "Apple" para os próximos anos 

Como já uma vez referi, as coisas simples são bem complicadas. 

Brilhante! 

2 comentários:

  1. Não conheço o grau de genialidade do Jobs. Não sou entendido na era digital. Acredito apenas naqueles que se destacam em áreas que me trancendem, e as elevam a algo que aparenta o toque divino. É o seu caso.
    Quanto ao logótipo do miúdo, não traduzindo obviamente a grandeza do retratado, não deixa de merecer relevância. O desenho parece-me muito incisivo, acessível, directo, e muito equilibrado. Simples mas extraordinariamente eficaz. Para um puto de 19 anos, (e mesmo que a subtil referência ao perfil Hitchcock possa ter sido coincidência) o resultado está muito bom. Esperemos que a Apple faça bom proveito deste trabalho. Se não for para toda a linha de montagem (o que seria muito improvável) plo menos que o use para alguns modelos ou produtos da marca.

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  2. Vao uns e ficam outros!
    Ainda cá está o Joao Jardim... nem tudo é mau!

    Paizinho se acreditares em mim, eu deixo um legado melhor do que o dele.
    Mas tens que acreditar... se não deixar é porque tu não o fizeste ;).

    Estou com o "anónimo", não sou entendida na era digial mas acredito...

    ***Beijinho grande***

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